Es hora de matar el hambre

Experimentar e aprender a cozinhar todos os pratos possíveis da culinária andina. É com essa idéia na cabeça e com poucas panelas à mão que o Chef Lucas Mendes pretende alimentar este blog. O seu fiel degustador Fred Oliva (que não é marca de azeite) coloca seu paladar em risco e participa ativamente de cada refeição, sua língua não nos mentirá em seus textos.
E não vale ficar em larica constante!

A culinária andina tem como característica a fusão de alimentos. Com a chegada dos europeus na América do Sul, a combinação dos alimentos foi um processo normal. Hoje, praticamente todos os pratos possuem um pouco de cada lugar, o que pode melhorar o cardápio de nossos viajantes, de acordo com as criações alucinógenas e destemperadas de nosso chef.

Uma pitada de loucura e uma colher de sopa de história é a dose certa para desvendarmos os sabores dessa picante viagem. Com esses ingredientes, podemos imaginar o resultado dessa inusitada receita.


Anderson Tissa (de estômago roncando).

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Salteñas de Sucre

Chegamos em Sucre e seu mercado colorido, com aromas agradáveis, de sabores tropicais e sortidas especiarias. A variedade de Frutas e legumes é de encher a boca d'água.

E nas ruas, as vendedoras ambulantes (cholas) e suas cestas recheadas de salteñas. Foi na praça da prefeitura municipal que experimentamos a primeira.

Salteñas

Ingredientes:

Recheio

  • 1 kg de carne moída;
  • 2 cubos de caldo de carne;
  • 5 cebolas;
  • 150 g de ervilhas frescas;
  • 350 g de batatas;
  • 80 g de açúcar;
  • 125 g de manteiga;
  • 2 ovos;
  • 5 colheres de sopa de páprica doce;
  • Cominho, orégano, pimenta e sal a gosto.


Massa

  • 350 g de farinha;
  • 225 gramas de banha ao porco;
  • 125 g de açúcar;
  • 125 g de coloral;
  • Água quente;
  • Sal a gosto.


Preparo:

  1. Tanto a massa quanto o recheio devem ser preparados com um dia de antecedência.
  2. Coloque a farinha em uma tigela com ¾ da manteiga e amasse com as mãos até que a manteiga se misturar totalmente e não mais ser notada. Adicione o açúcar e o sal. Misture bem.
  3. Coloque o restante da manteiga para fritar com o coloral e adicione gradualmente à mistura. Use água quente para ajudar a obter uma pasta uniforme e sovada.
  4. Dividida em porções arredondadas de aproximadamente 50 gramas. Cubra com película aderente ou plástico e deixe descansar na geladeira ou em local fresco até o dia seguinte.
  5. Para preparar o recheio cozinhe as batatas até casca começar a sair (não deixar cozinhar por completo). Rale-as em lascas grandes. Ferva as ervilhas frescas. Reserve tudo.
  6. Refogue a cebola picada na manteiga até ficarem transparentes. Acrescente então a carne moída e deixe fritar.
  7. Coloque os dois cubos de caldo de carne, o açúcar e sal dissolvidos em um copo americano de água quente. Deixe cozinhar acrescentando sempre um pouco de água quente para não deixar secar e temperando com cominho, orégano e pimenta.
  8. Ferva os ovos até cozinharem. Descasque-os e corte em rodelas.
  9. Junte a batata ralada e as ervilhas cozidas à carne refogada. Deve-se obter a aparência de um caldo espesso. Espere esfriar e ponha na geladeira até o dia seguinte.
  10. Para montar as salteñas estique e abra as porções de massa, fazendo círculos de 7 à 10 cm no diâmetro sobre uma superfície lisa. Coloque uma ou duas colheres do recheio no centro da massa.e complete com uma rodela de ovo cozido.
  11. Umedeça as bordas da massa com os dedos, e pressione-as para unir.
  12. Posicione a emenda da massa para cima e pressione levemente a mão sobre ela para deixá-la mais baixa.
  13. Pincele a superfície com gema de ovo.
  14. Coloque em uma forma polvilhada de farinha de trigo e asse até dourar (de 20 a 30 minutos) em forno pré-aquecido a 180 º C.
O sabor é bem exótico, mas cuidado para não queimar a boca com o recheio muy caliente! E sinceramente, se for experimentar, moelhor estar de larica! hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário