Chegamos em Sucre e seu mercado colorido, com aromas agradáveis, de sabores tropicais e sortidas especiarias. A variedade de Frutas e legumes é de encher a boca d'água.
E nas ruas, as vendedoras ambulantes (cholas) e suas cestas recheadas de salteñas. Foi na praça da prefeitura municipal que experimentamos a primeira.
Salteñas
Ingredientes:
- 1 kg de carne moída;
- 2 cubos de caldo de carne;
- 5 cebolas;
- 150 g de ervilhas frescas;
- 350 g de batatas;
- 80 g de açúcar;
- 125 g de manteiga;
- 2 ovos;
- 5 colheres de sopa de páprica doce;
- Cominho, orégano, pimenta e sal a gosto.
- 350 g de farinha;
- 225 gramas de banha ao porco;
- 125 g de açúcar;
- 125 g de coloral;
- Água quente;
- Sal a gosto.
Preparo:
- Tanto a massa quanto o recheio devem ser preparados com um dia de antecedência.
- Coloque a farinha em uma tigela com ¾ da manteiga e amasse com as mãos até que a manteiga se misturar totalmente e não mais ser notada. Adicione o açúcar e o sal. Misture bem.
- Coloque o restante da manteiga para fritar com o coloral e adicione gradualmente à mistura. Use água quente para ajudar a obter uma pasta uniforme e sovada.
- Dividida em porções arredondadas de aproximadamente 50 gramas. Cubra com película aderente ou plástico e deixe descansar na geladeira ou em local fresco até o dia seguinte.
- Para preparar o recheio cozinhe as batatas até casca começar a sair (não deixar cozinhar por completo). Rale-as em lascas grandes. Ferva as ervilhas frescas. Reserve tudo.
- Refogue a cebola picada na manteiga até ficarem transparentes. Acrescente então a carne moída e deixe fritar.
- Coloque os dois cubos de caldo de carne, o açúcar e sal dissolvidos em um copo americano de água quente. Deixe cozinhar acrescentando sempre um pouco de água quente para não deixar secar e temperando com cominho, orégano e pimenta.
- Ferva os ovos até cozinharem. Descasque-os e corte em rodelas.
- Junte a batata ralada e as ervilhas cozidas à carne refogada. Deve-se obter a aparência de um caldo espesso. Espere esfriar e ponha na geladeira até o dia seguinte.
- Para montar as salteñas estique e abra as porções de massa, fazendo círculos de 7 à 10 cm no diâmetro sobre uma superfície lisa. Coloque uma ou duas colheres do recheio no centro da massa.e complete com uma rodela de ovo cozido.
- Umedeça as bordas da massa com os dedos, e pressione-as para unir.
- Posicione a emenda da massa para cima e pressione levemente a mão sobre ela para deixá-la mais baixa.
- Pincele a superfície com gema de ovo.
- Coloque em uma forma polvilhada de farinha de trigo e asse até dourar (de 20 a 30 minutos) em forno pré-aquecido a 180 º C.
O sabor é bem exótico, mas cuidado para não queimar a boca com o recheio muy caliente! E sinceramente, se for experimentar, moelhor estar de larica! hehehe
Nenhum comentário:
Postar um comentário