Es hora de matar el hambre

Experimentar e aprender a cozinhar todos os pratos possíveis da culinária andina. É com essa idéia na cabeça e com poucas panelas à mão que o Chef Lucas Mendes pretende alimentar este blog. O seu fiel degustador Fred Oliva (que não é marca de azeite) coloca seu paladar em risco e participa ativamente de cada refeição, sua língua não nos mentirá em seus textos.
E não vale ficar em larica constante!

A culinária andina tem como característica a fusão de alimentos. Com a chegada dos europeus na América do Sul, a combinação dos alimentos foi um processo normal. Hoje, praticamente todos os pratos possuem um pouco de cada lugar, o que pode melhorar o cardápio de nossos viajantes, de acordo com as criações alucinógenas e destemperadas de nosso chef.

Uma pitada de loucura e uma colher de sopa de história é a dose certa para desvendarmos os sabores dessa picante viagem. Com esses ingredientes, podemos imaginar o resultado dessa inusitada receita.


Anderson Tissa (de estômago roncando).

domingo, 25 de abril de 2010

Empanada de Queso


Na cansativa viagem de Santa Cruz de La Sierra até a famosa Sucre, duas coisas se destacaram entre as que mais fizemos (fora passar medo acordado com as curvas cabulosas da estrada e a prudência automobilística notável do motorista): mascar folhas de coca e comer empanadas de queso. Além de baratas, não apresentavam característica alguma de algo que nos faria mal à digestão. Afinal de contas, era só uma massa de farinha de trigo recheada (ou pelo menos odorizada - hehehe) com queijo. Eis aqui uma versão mais caprichada no recheio...


Empanada de Queso
Ingredientes:
Massa
  • 3 xícaras de farinha peneirada;
  • 2 colheres de manteiga;
  • 3 colheres de chá de fermento em pó;
  • 4 gemas de ovos;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de açúcar;
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio diluída em pequena quantidade de leite.

Recheio
  • 4 claras de ovos;
  • 1 peça de média (aproximadamente 1 kg) de queijo sua preferência – o queijo boliviano se tem o gosto parecido ao do queijo minas;
  • 1 pimenta vermelha (opcional);
Preparo:

  1. Em uma bacia média, misture a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e o bicarbonato de sódio diluído no leite. Junte a manteiga amassando sempre com as mãos até obter uma massa de esfarelada.
  2. Faça um buraco no meio da massa e adicione três gemas de ovos e amasse bem até formar uma massa homogênea e facilmente removível do recipiente.
  3. Separe a massa em pequenas porções, fazendo formas arredondadas com cada uma delas. Abra-as então em círculos ovalados sobre a mesa.
  4. Rale o queijo em lascas e batas as claras de ovos em neve. Misture esses dois ingredientes. No caso de optar por usar a pimenta, pique-a previamente e bata juntamente com as claras. Esse será o recheio.
  5. Com uma colher de sopa, separe porções desse recheio e centralize em cada pedaço da massa aberta sobre a mesa.
  6. Feche as empanadas como um pastel, utilizando as pontas de um garfo. É só pressioná-lo sobre as bordas e dobrá-las para cima fazendo com que um lado dessa massa se grude ao outro.
  7. Coloque os pasteis em uma forma polvilhada com farinha de trigo e pincele a superfície de cada uma das empanadas com a gema de ovo restante dos ingredientes.
  8. Leve ao forno em temperatura média (180-190ºC) por 20 ou 30 minutos, até perceber a massa assada.
Horas tensas de viagem, mas o estoque de empanadas estava garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário