Es hora de matar el hambre

Experimentar e aprender a cozinhar todos os pratos possíveis da culinária andina. É com essa idéia na cabeça e com poucas panelas à mão que o Chef Lucas Mendes pretende alimentar este blog. O seu fiel degustador Fred Oliva (que não é marca de azeite) coloca seu paladar em risco e participa ativamente de cada refeição, sua língua não nos mentirá em seus textos.
E não vale ficar em larica constante!

A culinária andina tem como característica a fusão de alimentos. Com a chegada dos europeus na América do Sul, a combinação dos alimentos foi um processo normal. Hoje, praticamente todos os pratos possuem um pouco de cada lugar, o que pode melhorar o cardápio de nossos viajantes, de acordo com as criações alucinógenas e destemperadas de nosso chef.

Uma pitada de loucura e uma colher de sopa de história é a dose certa para desvendarmos os sabores dessa picante viagem. Com esses ingredientes, podemos imaginar o resultado dessa inusitada receita.


Anderson Tissa (de estômago roncando).

terça-feira, 23 de março de 2010

Primeira Receita - Tallarin con Pollo

Chegamos a Santa Cruz de La Sierra o dia 05 de Janeiro. Desembarcamos do Trem da Morte, e apesar da introduzidos à cultura boliviana durante as quase 20 horas de viagem no trem, só agora me dei conta de anotar a primeira receita...

Em frente ao terminal misto de ônibus e trem, encontramos um restaurante que oferecia à 12 Bs (bolivianos - moeda da Bolívia), ou aproximadamente R$2,00, uma receita bastante familiar à culinária brasileira: um macarrão com frango, ou segundo o escrito em giz branco sobre o quadro negro, Tallarin con Pollo.

Uma delícia muito simples de ser preparada e com uma referência na culinária tailandesa e reveladora de tempero um tanto quanto peculiar.

Tallarin com Pollo


Ingredientes:

  • 1 kg de coxas/sobrecoxas;
  • 1 copo de óleo (soja);
  • 1 colher (chá) de cominho;
  • 1 cebola picada;
  • 900 g de tomates maduros;
  • 10 folhas de louro (hojas de lauril) – eis aqui o tempero mencionado acima;
  • 1 colher de açúcar;
  • Orégano;
  • Sal a gosto;
  • 700 gramas de talharim.

Preparo:

  1. Tempere as coxas e sobrecoxas, com o cominho e sal.
  2. Em uma frigideira grande doure a cebola no óleo, coloque as coxas e sobrecoxas e deixe dourar pingando água quente de vez em quando.
  3. Coloque os tomates picados em cubos grandes com casca e sementes. Abaixe o fogo e deixe o frango acabar de cozinhar e os tomates derreterem um pouco (porém não totalmente formando um molho).
  4. Sal a gosto e junte uma colher de açúcar para tirar a acidez do tomate.
  5. Coloque as folhas de louro, o orégano.
  6. Cozinhe o macarrão em bastante água, sal e um fio de óleo.
  7. Por último, escorra a água do macarrão. Jogue na frigideira junto ao restante dos ingredientes e revire toda a mistura permitindo uma última refogada no talharin. Sirva imediatamente.
Uma dica interessante é acompanhar de um bom e cheio copo de vinho tinto boliviano. E um ótimo aditivo ao tempero se consegue com 20 horas antecedentes de exaustiva viagem no Trem da Morte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário